Páginas


domingo, 28 de agosto de 2011


quarta-feira, 6 de abril de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Centro de Formação de Professores
denise.melo@ufrb.edu.br



As turmas dos componentes curriculares PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO 2011.1 e
PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 2011.1





Convidam a todos para participar
 
MESA REDONDA

“Perspectivas e desafios na construção da identidade docente – a vida dos professores de Amargosa/BA” 

Profa. Mariângela Araújo de Souza Borges– Presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Profa. Cláudia Regina Coelho de Jesus – Colégio Estadual Pedro Calmon/Educação Matemática – Colégio Estadual Santa Bernadete/


Objetivo:
     
     Promover o encontro e a troca de experiências entre docentes de Educação Básica que atuam do ensino público de Amargosa e licenciandos em formação no CFP/UFRB. Discutir sobre a vida cotidiana de professores/as do Vale do Jiquiriçá – perspectivas e desafios para a construção da identidade docente – visando estimular, cada vez mais, o interesse pelo exercício da docência.


Questionamentos Mobilizadores:

 ° Como é a rotina de um professor de Educação Básica em nossa região?°

°Quais as perspectivas para a construção de conforto material com a remuneração de um professor?

°Os professores de Educação Básica de nossa região têm se dedicado à pesquisa e à formação continuada? De que modo?

°Como é o plano de carreira dos professores das Redes Estadual e Municipal? Quais os incentivos para a formação continuada? A formação continuada se converte em aumento de salário ou melhoria da condição de vida do professor? Os professores da Rede Estadual têm uma previdência e planos de assistência médica, odontológica, etc?

°Como têm sido as condições de trabalho nas escolas no que se refere desde instalações físicas e acesso a material didático e tecnológico de apoio, até as interações sociais - disciplina, respeito, etc. (entre alunos-alunos; aluno-professor; professor-professor)?

°Os alunos dos cursos de licenciatura podem ser parceiros nas lutas dos professores? De que modo?

DATA: 09 de Abril de 2011 HORÁRIO: 8h00 – 11h00 LOCAL: CFP/UFRB - Sala 06

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

News - Uma nova alternativa para transistores dispensa o silício e é melhor do que o grafeno

                                                                           Fonte da imagem: domínio público/WikiCommons

O molibdenite é um semicondutor que pode diminuir o tamanho e melhorar a eficiência energética de transistores, revela pesquisa.


Os pesquisadores da EPFL (École polytechnique fédérale de Lausanne) acabam de divulgar uma pesquisa que deve influenciar os rumos dos eletrônicos, permitindo que transistores menores e mais eficientes energeticamente sejam fabricados.
O estudo realizado no Laboratório de Eletrônicos e Estruturas em Nanoescala (LANES) afirmam que o molibdenite (MoS2) é um semicondutor eficiente e pode ser usado em dispositivos eletrônicos. Este mineral é abundante na natureza e até hoje era usado em ligas de aço ou como aditivo em lubrificantes, porém não tinha sido estudado para uso específico na eletrônica.
De acordo com o professor da EPFL Andras Kis, o molibdenite “é um material bi-demensional, muito fino e fácil de usar em nanotecnologia. Ele tem muito potencial na fabricação de pequenos transistores, LEDs e células solares”.
Continue Lendo >>>>>>>> 

Por Beatriz Portella Smaal
Fonte: www.baixaki.com.br

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...